Desmistificando a lenda de uma alma imortal

30 de agosto de 2013

Onde passaremos a eternidade? No Céu ou na Nova Terra?


Um dos maiores erros teológicos já propagados, que já ficou tão famoso e conhecido que até parece que é bíblico, é a crença de que o crente passará a eternidade no Céu, o famoso “morrer e ir para a glória”. Contudo, em lugar nenhum as Escrituras dizem ou deixam entender que o salvo irá passar a eternidade no Céu. O que elas ensinam é que Deus fará uma nova terra, que não servirá de enfeite, mas para ser habitada:

“E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe” (cf. Apocalipse 21:1)

“Porque, eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão” (cf. Isaías 65:17)

“Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o Senhor, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome” (cf. Isaías 66:22)

“Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça” (cf. 2ª Pedro 3:13)

Se a primeira terra Deus “não a criou sozinha, mas a formou para que fosse habitada” (cf. Is.45:18), quanto mais a nova terra, que é a terra transformada para que seja a habitação dos santos! Se o homem vive hoje na terra e Deus fará uma nova, só pode ser porque viveremos na nova terra no futuro. Isso porque a cidade celestial de que tanto falamos de fato está no Céu hoje, “preparada” para o dia em que será habitada pelos santos (cf. Hb.11:16), mas descerá do Céu para ser habitada pelos remidos aqui na nova terra:

“Eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido” (cf. Apocalipse 21:2)

Portanto, não somos nós que subimos e vamos habitar na cidade celestial, é a cidade celestial que desce para a nova terra! E o verso 3 complementa essa ideia, dizendo:

“Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: ‘Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus’” (cf. Apocalipse 21:3)

Como vemos, não são os homens que estarão com Deus no Céu, é Deus quem estará com os homens na terra! O tabernáculo de Deus, que hoje se encontra no Céu, futuramente estará “com os homens”, isto é, aqui na terra. Foi por isso que Jesus disse que os pobres herdarão a terra, e não o Céu:

“Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança” (cf. Mateus 5:5)

Jesus não disse que a herança futura dos justos será habitar no Céu, mas na terra! É evidente que todas essas passagens não se aplicam apenas ao milênio, mas a todo o período eterno. Apocalipse 21:1-3 é pós-milenar, e fala de coisas que acontecerão após o milênio. Mateus 5:5 não é uma referência apenas a um período de mil anos, mas ao período eterno, pois Jesus retirou tal citação do Salmo 37:29, que diz:

“Os justos herdarão a terra e nela habitarão para sempre” (cf. Salmos 37:29)

Não diz que os justos herdarão a terra por mil anos e depois irão para o Céu, ou que irão para o Céu imediatamente após a morte, mas que herdarão a terra para sempre. Por incrível que pareça, alguns imortalistas tem a ultrapassada ideia de que nós estamos hoje na terra, vamos para o Céu após a morte, voltamos para a terra no milênio e depois voltamos de novo para a eternidade no Céu! Essa confusão imortalista não tem base bíblica alguma, pois as Escrituras são claras em relatar que a herança do justo é a terra, que será transformada na criação da “nova terra” prometida por Deus.

A esperança dos judeus da época de Cristo sempre esteve baseada na crença do Reino de Deus vindo, ou seja, de Deus um dia estabelecer Seu Reino de forma visível aqui na terra, onde passaremos a eternidade. Isso fica claro quando vemos a esperança que José de Arimateia tinha a este respeito:

“José de Arimatéia, membro de destaque do Sinédrio, que também esperava o Reino de Deus, dirigiu-se corajosamente a Pilatos e pediu o corpo de Jesus” (cf. Marcos 15:43)

Os judeus estavam esperando o Reino de Deus vir a eles, e não que eles mesmos fossem ao Reino de Deus na morte. É por isso que o próprio Senhor Jesus disse:

“Pois eu lhes digo que não beberei outra vez do fruto da videira até que venha o Reino de Deus (cf. Lucas 22:18)

Na oração modelo do Pai Nosso, ele nos ensinou a orar: venha o teu Reino, seja feita a tua vontade...” (cf. Mt.6:10). Quando oramos pedindo que “venha o teu Reino”, não estamos pedindo a vinda apenas de uma pessoa (segunda vinda de Cristo), mas de um Reino. Esse Reino que virá nada mais é senão aquele mesmo Reino que João viu descer dos céus e se estabelecer na nova terra no Apocalipse (cf. Ap.21:2), que é chamado de “a nova Jerusalém”. Jesus não orou para que ele voltasse, nem disse “venha o teu Filho”, mas que viesse o próprio Reino, em sua forma física e visível, como viu João e como esperavam os judeus.

Isso explica o porquê que vemos tantas vezes no Novo Testamento a menção de que “o Reino de Deus está próximo” (cf. Lc.10:9; 10:11; 21:31; Mc.10:15), que quer dizer que esse Reino de Deus está chegando, que já está perto a hora em que o Reino chegará e será estabelecido aqui na terra. O Reino de Deus já havia chegado em sua forma espiritual (cf. Lc.11:20), pois ainda não era o tempo de vir em sua forma visível (cf. Lc.17:20), uma vez que em sua forma visível ele ainda não havia chegado, mas estava “próximo” (cf. Lc.10:9; 10:11; 21:31; Mc.10:15), sendo estabelecido somente após o milênio (cf. Ap.21:1-3).

Foi por isso que, ao chegar em Jerusalém, Jesus teve que “contar-lhes uma parábola, porque o povo pensava que o Reino de Deus ia se manifestar de imediato” (cf. Lc.19:11). Aquelas pessoas acreditavam que já estava na hora do Reino de Deus se manifestar em sua forma visível, da Jerusalém celestial descer do Céu e do período eterno ter início, e por isso Jesus teve que contar uma parábola em que dizia que somente iria voltar “depois de muito tempo” (cf. Mt.25:19). A crença não era de morrer e ir para o Céu no momento da morte, mas se baseava na expectativa do estabelecimento visível do Reino de Deus aqui na terra, por toda a eternidade.

Quando Deus criou o homem originalmente, ele não o criou no Céu, mas na terra. Portanto, seria mais condizente que, na restauração de todas as coisas (cf. Mt.19:28), o padrão original de Deus para com a Sua criação fosse restabelecido com o homem em um Paraíso terreno. Adão e Eva foram criados na terra em um lugar específico, chamado “Jardim do Éden” (cf. Gn.2:15), mas foram expulsos de lá com a entrada do pecado no mundo, de modo que hoje esse Paraíso se encontra com Deus no Céu (cf. Gn.3:23,24; Ap.22:2,17).

Então, o que acontecerá quando houver a restauração de todas as coisas, quando o pecado for finalmente expulso do mundo? Esse Paraíso irá descer do Céu e voltar para a posse dos seres humanos regenerados (cf. Ap.21:2), assim como eram Adão e Eva antes do pecado. Seria incoerente que Deus tenha criado o homem originalmente na terra para que na restauração do modelo original fosse mudado para o Céu. Nenhum escritor bíblico jamais expressou desejo de ir para o Céu, o que eles almejavam era uma vida eterna. O Reino dos céus é o Paraíso celestial que hoje se encontra no Céu, mas que descerá para a terra após o milênio (cf. Ap.21:1-3).

Ao partirmos desta vida, nos encontraremos com Cristo no juízo após sermos ressurretos, e logo então ocorrerá o reencontro com os santos vivos arrebatados, junto a Jesus nos ares. Cristo vem com os seus santos (cf. 1Ts.4:14) porque estes santos foram ressuscitados primeiro (cf. 1Ts.4:16). Então, após o encontro entre os santos vivos arrebatados e os mortos ressurretos, o Senhor descerá à terra para estabelecer seu Reino milenar, quando a terra desfrutará de mil anos de paz.

Em seguida, haverá a ressurreição dos ímpios (cf. Ap.20:5), que se reunirão e marcharão contra o Cordeiro e os santos na cidade de Jerusalém (cf. Ap.20:8), e serão devorados pelo fogo consumidor que cairá do Céu (cf. Ap.20:9). Neste momento, todo o Universo é transformado pelo poder regenerador de Deus, novos céus e nova terra são feitos, e a cidade celestial, o Paraíso que estava no antigo Céu, descerá para a nova terra, onde habitaremos para sempre com o Senhor. Toda essa visão também é compartilhada até mesmo por muitos pastores, que nem sempre tem coragem suficiente para admitir isso, pois seria negar um mito histórico que é a crença de morrer e ir para o Céu, que não possui qualquer respaldo bíblico.

Estar com Cristo é diferente de ir para o Céu, pois estaremos com Cristo ressurretos no juízo, e não incorpóreos em um estado intermediário. Reino de Deus ou Reino dos céus também não é a mesma coisa do Céu em si. Quando a Bíblia fala do Reino de Deus, ela pode estar se referindo simplesmente ao Evangelho (cf. Mc.4:11; 4:26; Lc.4:43; 8:1; 8:10; 9:11; 9:60), ou também ao Reino dos céus, que se refere ao Reino que hoje está no Céu, mas que descerá para a nova terra prometida após o milênio, quando a cidade celestial descer do Céu e o próprio tabernáculo de Deus estiver com os homens (cf. Ap.21:3).

Sendo assim, quando Cristo disse em Mateus 5:3 que “bem-aventurados são os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus(cf. Mt.5:3), ele não estava entrando em contradição com aquilo que ele mesmo disse apenas dois versos depois, de que “bem-aventurados são os humildes, pois eles receberão a terra por herança” (cf. Mt.5:5), nem tampouco estava dizendo que os humildes teriam um destino eterno diferente do destino dos pobres de espírito, porque o Reino dos céus de que ele falava descerá à terra para habitarmos nela para sempre. Sendo assim, habitaremos na Jerusalém celestial (Reino dos céus) estabelecida sobre a nova terra. É por isso que a nossa maior esperança, como diz Pedro, não é de morrer e ir para o Céu, mas de que, “de acordo com a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, onde habita a justiça” (cf. 2Pe.3:13).

E é por isso também que o apóstolo Paulo disse:

“Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo” (cf. Filipenses 3:20)

Note que Paulo não disse que nós vamos para o Céu, mas que a nossa pátria está nos céus. Essa cidade, que Paulo diz que está hoje no Céu, descerá por ocasião do fim do milênio, como diz João (cf. Ap.21:2), se estabelecendo na nova terra. Paulo completa o pensamento dizendo que de lá (do Céu) nós também esperamos o Salvador Jesus Cristo. Esse “também” colocado aqui pelo apóstolo liga esses dois acontecimentos, a descida de Jesus à terra e a descida da cidade celestial à terra. Não é apenas Jesus que irá vir à terra, mas também Jesus. Diante do contexto, esse “também” está relacionado à “nossa cidade que está nos céus”, a nova Jerusalém celestial. Portanto, a crença de Paulo não era em morrer e ir morar no Céu para sempre, mas era a expectativa da volta de Cristo e da descida de cidade santa na nova terra prometida.

Infelizmente, a partir do momento em que a mentira da imortalidade da alma começou a ganhar força nas igrejas cristãs, essa realidade foi completamente distorcida e deturpada. As pessoas de hoje em dia oram dizendo “venha o teu Reino” sem saber o que isso significa. Têm em mente aquela versão popular da vida após a morte, onde a expectativa do cristão é baseada na ilusão de se estar no Céu em um estado incorpóreo entre a morte e a ressurreição, e não na visão realista bíblica da vida corpórea e terrena após a ressurreição. Toda uma teologia escatológica bíblica sólida foi destruída para dar lugar a um conto de fadas, onde espíritos flutuam nas nuvens do Céu tocando flautas e conversando com os anjos, ao invés do realismo bíblico onde a vida futura se dá através da ressurreição de um corpo físico, para habitar em uma nova terra física, embora transformada do pecado e dos pecadores.

Paz a todos vocês que estão em Cristo.


Por Cristo e por Seu Reino,

- Siga-me no Facebook para estar por dentro das atualizações!

- Baixe e leia gratuitamente meus livros clicando aqui.

- Confira a lista exaustiva de artigos do blog clicando aqui.

- Acesse meu canal no YouTube clicando aqui.


-Não deixe de acessar meus outros blogs:

- LucasBanzoli.Com (Um compêndio de todos os artigos já escritos por mim)
- Heresias Católicas (Refutações ao catolicismo romano)
- Apologia Cristã (Artigos de apologética cristã sobre doutrina e moral)
- O Cristianismo em Foco (Artigos devocionais e estudos bíblicos)
- Ateísmo Refutado (Evidências da existência de Deus e veracidade da Bíblia)
Share:

141 comentários:

  1. A paz,
    muito obrigado pele resposta. sem palavras para agradecer. obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Aqui está o que sempre acreditei, primeiro "por mim mesma", pois pela graça de Deus entendi exatamente assim, ou seja, quando diz novo céu e nova terra, me chamou a atenção na bíblia, cheguei a perguntar para o pastor, mas ele não teve resposta. Parabéns Lucas, muito esclarecedor, gostei muito. Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. não sei quem você é, mais vamos pelo texto percebo que é uma pessoa de mente aberta, caso queira conversar me envie email

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Afinal agente irá mora no céu ou na terra? Continuo ainda sem entender.

      Excluir
    2. Vms viver numa nova terra que esta no ceu mais descera

      Excluir
    3. Vamos viver na terra!!! Em um paraisso sem pecado sem dor e sem morte porque as coizas anteriores jah passarao!!!e vamos ser governados pelo governo de jesus cristos e seus 144 mil q forao comprados da terra para reinar junto com ele!!!

      Excluir
    4. O que você me diz sobre essa escritura em Apocalipse 7 do 4 ao 15?
      4 E ouvi o número dos assinalados, e eram cento e quarenta e quatro mil assinalados, de todas as tribos dos filhos de Israel.
      5 Da tribo de Judá, havia doze mil assinalados; da tribo de Rúben, doze mil assinalados; da tribo de Gade, doze mil assinalados;
      6 Da tribo de Aser, doze mil assinalados; da tribo de Naftali, doze mil assinalados; da tribo de Manassés, doze mil assinalados;
      7 Da tribo de Simeão, doze mil assinalados; da tribo de Levi, doze mil assinalados; da tribo de Issacar, doze mil assinalados;
      8 Da tribo de Zebulom, doze mil assinalados; da tribo de José, doze mil assinalados; da tribo de Benjamim, doze mil assinalados.
      9 Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos;
      10 E clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro.
      11 E todos os anjos estavam ao redor do trono, e dos anciãos, e dos quatro animais; e prostraram-se diante do trono sobre seus rostos, e adoraram a Deus,
      12 Dizendo: Amém. Louvor, e glória, e sabedoria, e ação de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Deus, para todo o sempre. Amém.
      13 E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são, e de onde vieram?
      14 E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.
      15 Por isso estão diante do trono de Deus, e o servem de dia e de noite no seu templo; e aquele que está assentado sobre o trono os cobrirá com a sua sombra

      Excluir
  4. Aqui está o que sempre acreditei, primeiro "por mim mesma", pois pela graça de Deus entendi exatamente assim, ou seja, quando diz novo céu e nova terra, me chamou a atenção na bíblia.cheguei a perguntar para o pastor, mas ele disse na época que eu ñ tinha base biblica pra afirmar que o "Céu" seria aqui na terra.

    ResponderExcluir
  5. AMÉMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM

    ResponderExcluir
  6. SAUDE PAZ ALEGRIA E DINHEIRO NO BOLSO E DEUS NO COMANDO DE TUDO

    ResponderExcluir
  7. Então queles que são arrebatados , onde irão ficar ?

    ResponderExcluir
  8. Então porque os salvos terão corpos transformados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isaías: 40. 31. mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão. - Bíblia JFA Offline
      Nao mais necessitaremos das coisas dessa vida,como carros ,dormir, nem malhar,
      Pois seremos como os anjos do céu imortais

      Excluir
    2. Os salvos terão corpo transformados, para q o Espirito Santo de DEUS venha habitar nele, pois ninguém herdará o reino de DEUS sem antes receber o Espírito Santo. Mas respostas vc pide encontrar na Biblia. Fica na Paz do Senhor.

      Excluir
  9. Concordo com quase tudo, só não concordo com a parte que o texto dá a entender que o corpo físico será renovado mas com as mesmas propriedades de antes o que não é verdade, pois teremos um novo corpo semelhante ao de Cristo e após a ressurreição, o mesmo entrou no cômodo onde estavam os discípulo atravessando a parede, ou seja, é um corpo físico porque puderam tocar as cicatrizes de suas feridas MAS com algumas propriedades sobrenaturais que permite fazer algumas coisas que o corpo físico de hoje não permite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antônio, Jesus com a permissão de Deus, se quisesse atravessar paredes antes de morrer, também o faria,pois, calou os ventos e ressuscitou os mortos. Que seria isso para comparar com seus milagres ?

      Excluir
  10. D I V I N A C O N V O C A Ç Ã O
    (MC.12.10) AINDA NAO LESTES ESTA ESCRITURA:(SL.108.7) DISSE DEUS NA SUA SANTIDADE: (ÊX.4.22) ISRAEL É MEU FILHO, MEU PRIMOGÊNITO; (IS.49.3) POR QUEM HEI DE SER GLORIFICADO: (IS.30.12) PELO QUE ASSIM DIZ O SANTO DE ISRAEL:
    Todo Cristão desperto deve ingressar no ciclo da Nova Ordem Mundial, que chega com a criação do Reino de Deus na terra:
    (MT.25.34) VINDE, BENDITOS DE MEU PAI! ENTRAI NA POSSE DO REINO QUE VOS ESTÁ PREPARADO DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO: (JB.6.27) TRABALHAI, NÃO PELA COMIDA QUE PERECE, MAS PELA QUE SUBSISTE PARA A VIDA ETERNA, A QUAL O FILHO DO HOMEM VOS DARÁ; PORQUE DEUS, O PAI, O CONFIRMOU COM O SEU AMOR: (IS.42.21) FOI DO AGRADO DO SENHOR, POR AMOR DA SUA PRÓPRIA JUSTIÇA, ENGRANDECER A LEI E FAZE-LA GLORIOSA; (LC.12.32) PORQUE O VOSSO PAI SE AGRADOU EM DAR-VOS O SEU REINO; (1CO.15.45) POIS ASSIM ESTÁ ESCRITO: (JB.14.17) O ESPIRITO DA VERDADE, QUE O MUNDO NÃO PODE RECEBER, PORQUE NAO NO VÊ, NEM O CONHECE; VÓS O CONHECEIS, PORQUE ELE HABITA CONVOSVO E ESTARÁ EM VÓS; (PV.1.4) PARA DAR AOS SIMPLES PRUDÊNCIA, E AOS JOVENS CONHECIMENTO E BOM SISO; (1PE.4.17) PORQUE A OCASIÃO DE COMEÇAR O JUIZO PELA CASA DE DEUS É CHEGADA:
    (RM.13.11) E DIGO ISTO A Vós OUTROS QUE CONHECEIS O TEMPO, QUE JÁ É HORA DE VOS DESPERTARDES DO SONO; (2PE.3.4) PORQUE, DESDE QUE OS PAIS DORMIRAM, TODAS AS COUSAS PERMANECIAM COMO DESDE O PRINCIPIO DA CRIAÇÃO: (HB.5.11) A ESSE RESPEITO TEMOS MUITAS COUSAS QUE DIZER E DIFICIL DE EXPLICAR; PORQUANTO VÓS TENDES TORNADO TARDIOS EM OUVIR: (LC.16.9) E EU VOS RECOMENDO: Estudai e praticai os fundamentos cristãos, que temos divulgado através da internet, em particular no blog de Arnaldo Ribeiro ou Israel e no Site: arnaldoouisrael: (TB.5.21) FAZEI BOA JORNADA, E DEUS SEJA CONVOSCO NO VOSSO CAMINHO, E O SEU ANJO VÁ EM VOSSA COMPANHIA:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me explique o que ordem mundial pois eu sei de outra forma?

      Excluir
  11. Deus pode fazer o que Ele quiser...em Mateus 22 Jesus deixou bem claro aos saduceus, quando interrogado a respeito da ressurreição, que eles tinham uma ideia errada sobre como seria a vida no Reino de Deus.
    Jesus responde que seremos como os anjos no céu "...nem casam nem são dados em casamento..."
    Todos concordam que foi Deus que instituiu o casamento...e está bem claro que Naquele Dia este não vai ter mais a necessidade de existir, ora, como vai ser eu não sei, mas será uma vida totalmente nova e totalmente diferente como Paulo declarou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antônio, pense em Adão e Eva.
      Eles eram um casal como qualquer outro do Jardim do Éden, com a diferença da faculdade do raciocínio. Mas não tinham maldade, eram santos até comer o maldito fruto. Depois do fruto, ficaram com os desejos da carne e este desejo consumiu suas espiritualidade. Não foram dados em casamento, assim como os animais também não foram e não são, mas a maldade por causa da desobediência, teve que fazer alguns ajustes com mandamentos e estatutos, os quais não conseguimos cumprir, mas, Deus, observa nossos esforços e inclinações do coração...

      Excluir
    2. Mas é ai que ta, nq bíblia fala sobre um número de pessoas limitadas que irão residir com Cristo no céu são os 144 mil descrito em Apocalipse 14:1. É a noiva do cordeiro que governara a grande multidão.

      Excluir
    3. Os 44 mil são os chamados santos que ele escolheu pra ajudar ele governar.

      Excluir
  12. Sendo assim,qd em Jo 14:1-3 Jesus disse que foi preparar um lugar, ele se referia a essa Jerusalém Celestial que iremos quando morrer, até descermos com ela para habitação eterna aqui na terra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os justos possuirão a terra e viverão nele para todo sempre. Salmo 37:29

      Excluir
    2. Não ele se referia aos discípulos, esse se refere aos 44 mil que estarão com Jesus pra ajudar ele governar

      Excluir
  13. lendo dois anos depois, mas parabéns pela bela explicação. como diz em Isaías 35, o coxo irá saltar, o cego voltará a ver... porque Deus os curariam FISICAMENTE se fossem viver de maneira imaterial nos céus? nada mais óbvio concluir que quem necessita de cura física viverá na terra, não no céu.

    ResponderExcluir
  14. A vida eterna será na terra mesmo irmao .na nova Jerusalén

    ResponderExcluir
  15. "Então porque os salvos terão corpos transformados?"

    RESPOSTA: Porque o corpo transformado é imune às doenças e às marcas corporais de passagem de tempo (incorruptibilidade) e não morre (imortalidade).

    ResponderExcluir
  16. "Então queles que são arrebatados , onde irão ficar ?"

    RESPOSTA: O arrebatamento bíblico é o PÓS-TRIBULACIONAL. Os salvos arrebatados vão às nuvens ao encontro com Cristo, e em seguida descem à terra.

    ResponderExcluir
  17. Falácia de interpretação!!!!!
    Leiam essa passagem e tirem suas próprias conclusões...
    I Tessalonicesses cap. 04, Versos 13 em diante.
    Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.

    14 Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.

    15 Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.

    16 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.

    17 Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

    18 Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.

    ResponderExcluir
  18. Caro Anônimo, o que essa passagem tem a ver com este estudo? Ela apenas diz que no arrebatamento nós nos encontraremos com Cristo nas nuvens, para então vivermos com o Senhor para sempre. Não diz se esta eternidade será no Céu ou na terra (e para o seu conhecimento, o Céu que a Bíblia se refere é uma outra dimensão, e não as nuvens do nosso planeta).

    ResponderExcluir
  19. Genesis 2:17 diz:  Mas, quanto à árvore do conhecimento do que é bom e do que é mau, não deves comer dela, porque no dia em que dela comeres, positivamente morrerás.”
    Genesis 3:19 diz: No suor do teu rosto comerás pão, até que voltes ao solo, pois dele foste tomado. Porque tu és pó e ao pó voltarás.”
    Salmos 103:14 diz:  Porque ele mesmo conhece bem a nossa formação,
    Lembra-se de que somos pó. - Percebeu o detalhe em Salmos? Todos os humanos, sem exceção, retornam ao pó.
    Por que os humanos retornam sem pecados, na ressurreição dos mortos? O pecado vem da imperfeição herdada. (Romanos 5:12)
    Atos 24:15 diz: de que há de haver uma ressurreição tanto de justos como de injustos
    -A bíblia apresenta três tipos de pessoas: justo, injusto e iniquo.
    -Na ressurreição; que ocorrerá no Reinado milenar, serão ressuscitados tanto justo como injusto. Somente os iniquos não serão ressuscitados.
    - Romanos 6:23 diz: Pois o salário pago pelo pecado é a morte.
    Os que voltarem na ressurreição (tanto justo como injusto), volta sem pecado; o julgamento será para todos, tanto para justo como para injusto.
    O justo estará mais preparado para viver segundo a vontade de Deus no reinado milenar. Haverá (novos rolos) novas informações ou novos requisitos para se viver no paraíso terrestre. (Apocalipse 5:8)
    Os injustos, ou aquelas pessoas não tiveram a oportunidade de conhecer os princípios justos de Deus, terão essa oportunidade de aprenderem e, se obedeceram, também serão contados como justo no final do Reinado Milenar. Mas, quem são os injustos? A bíblia se encontra disponível para nós, só nos últimos dias deste mundo, também chamado de "Tempo do fim", "curto período de tempo" (2Timóteo 3:1, Daniel 12:4, Apocalipse 12:12). Muitas pessoas que morreram em séculos passados ou mesmo no começo dos últimos dias, não tiveram a oportunidade de conhecer a Deus e seus propósitos. No Reinado Milenar de Cristo terão. (Apocalipse 20:6).
    Quando começará o Reinado Milenar? O Reinado Milenar de Cristo começará após fim deste mundo (ou Sistema mundial) Mateus 24:14, Sofonias 1:14-18, Apocalipse 16:14-16, Daniel 2:44, 7:13,14).
    A bíblia é um livro estruturado, nos informa, inclusive, o período da história em que estamos vivendo agora, ou seja um período chamado de "O Tempo do Fim" - Daniel 12:4, 9, 10
    Pergunta-se: Se Deus é amor, então porque existe tanto sofrimento? Porque a terra não é um paraíso, ainda?
    Por que morremos?
    Quem realmente governa o mundo?
    Em que período da história vivemos?
    Quando virá o fim e quem trará o fim?
    Será que os homens provocarão o fim do mundo ou é Deus?
    Estudando a bíblia você terá as respostas e poderá conhecer a Deus e ter vida eterna. (João 17:3).
    consulte o site: www.jw.org e você terá as respostas.
    procure o livro: O que a bíblia realmente ensina.
    Você pode baixar o livro para o seu próprio computador, tanto em áudio como em pdf. O objetivo deste livro é de levar até a bíblia, através de um estudo; se você estiver determinado, em aproximadamente, você poderá ter uma resposta básica para todas as suas perguntas. Sabe porque?
    Porque o objetivo da vida é viver. (Atos 11:18).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada ,amei sua explicação vejo q tem conhecimento dá Bíblia .Eu ainda estou engatinhando para conhecer as escrituras ,quero um dia ser assim como vc🙌🙌

      Excluir
    2. Gostei mto de sua explicação ,vejo q tem mto conhecimento e estou apenas engatinhando ainda nisso tudo é espero um dia ser assim como vc cheio de sabedoria... Parabéns Deus o abençoe ...

      Excluir
  20. Realmente a Biblia é bem clara em dizer que a Terra será restauráda, por que Deus criou a Terra? Não tem sentido destrui-la. A Palavra de Deus é bem clára em dizer que Adão foi feito do pó e Deus soprou nasuas narinas um folego de vida, então Adão se tornou um ser humano. Crer em vida após a morte é grave porque e uma doutrina Espírita e diabólica.

    ResponderExcluir
  21. os justos vão viver eternamente na terra provérbios 2/21,22 e Mateus 5/5.Salmos37/9,11os malfeitores[ímpios]seraõ destruidos e desapareceraõ como fumaça salmos37/20.A questão de ir para o céu no arrebatamento se refere aos habitantes da nova jerusalem apocalipse21/10;se refere somente aos santos Daniel [7/27,Mateus19/28,29,apocalipse 5/9,10 ]que são pessoas como os profetas do antigo e novo ,testamento ,os discipulos de Cristo e muitos depois de Cristo que derramaram e ainda vão derramar seu sangue por amor a Cristo.Os santos são dignos de reinar com Cristo pois nem se quer importaram em perder a vida por amor ao verdadeiro evangelho do Filho de Deus.

    ResponderExcluir
  22. A paz.
    Favor tirar dúvida com referências biblicas pra onde irá a igreja arrebatada se a nova terra ainda não existe.
    Grato

    ResponderExcluir
  23. A paz, Luiz. O arrebatamento pré-tribulacional não é bíblico. Eu tenho um livro inteiro escrito sobre isso, se você quiser ler pode baixar nos links mencionados aqui:

    http://apologiacrista.com/meu-novo-livro-a-igreja-na-grande-tribulacao

    O arrebatamento bíblico é pós-tribulacional. Ao final da grande tribulação, Jesus volta e arrebata para si a Sua Igreja, ambos se encontram nos ares, e então descem à terra para estabelecer o milênio. Só depois dos mil anos é que essa terra passa a dar lugar à nova terra, conforme a descrição apocalíptica.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  24. GENTE AGORA FIQUEI CURIOSA, EM JOÃO 14:2, 3 JESUS DIZ: Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.
    E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. ele estava falando do céu, é para lá que ele iria. Bem eu acredito q depois q morremos em cristo, nós vamos para um lugar de descanso, porém antes da tribulação acontecerá o arrebatamento onde todos iremos para o céu ( Apocalipse 3:10 diz:
    "Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação, outras traduções diz : da hora da tribulção, que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra."). Outro detalhe importante é que a igreja está ausente entre os capítulos 4 e 18 do livro de Apocalipse, mostrando que a igreja não passará por esse período. Por estes motivos, considero que o Arrebatamento ocorra antes, e não depois da Tribulação.
    ok! ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida quando Jesus cita ma casa do meu pai tem varias moradas que se refere céus,bom oq queira dizer com isso? Um reino celestial quandado para os 144 mil urgidos certo? Apocalipse 14:1-5. De uma lida na bíblia que vc entendi ok.

      Excluir
  25. Monica, a doutrina do arrebatamento pré-tribulacional não é bíblica. Eu tenho um livro inteiro escrito a este respeito, onde respondo sobre estes e outros textos mencionados. Neste artigo tem links onde você pode baixar o livro gratuitamente:

    http://apologiacrista.com/meu-novo-livro-a-igreja-na-grande-tribulacao

    Abraços.

    ResponderExcluir
  26. Por que o Apostolo Paulo diz em filipenses 3:20-21 " No entanto, a nossa cidadania é dos céus, de onde aguardamos com grande expectativa o Salvador, o Senhor Jesus Cristo , que transformará nossos corpos humilhados, tornando-os semelhantes ao seu corpo glorioso, pelo poder que o capacita a colocar tudo o que existe debaixo do seu pleno domínio.

    ResponderExcluir
  27. É só ler o texto, Afonso, isso já foi respondido:

    “Mas a nossa cidade está nos céus, de onde TAMBÉM esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo” (cf. Filipenses 3:20)

    Note que Paulo não disse que nós vamos para o Céu, mas que a nossa pátria está NOS céus. Essa cidade, que Paulo diz que está hoje no Céu, descerá por ocasião do fim do milênio, como diz João (cf. Ap.21:2), se estabelecendo na nova terra. Paulo completa o pensamento dizendo que de lá (do Céu) nós TAMBÉM esperamos o Salvador Jesus Cristo. Esse “também” colocado aqui pelo apóstolo liga esses dois acontecimentos, a descida de Jesus à terra e a descida da cidade celestial à terra. Não é apenas Jesus que irá vir à terra, mas também Jesus. Diante do contexto, esse “também” está relacionado à “nossa cidade que está nos céus”, a nova Jerusalém celestial. Portanto, a crença de Paulo não era em morrer e ir morar no Céu para sempre, mas era a expectativa da volta de Cristo e da descida de cidade santa na nova terra prometida.

    ResponderExcluir
  28. Ao meu ver, será assim:
    Quando morremos, entramos em um tipo de sono, onde não temos consciência de tempo, nem de pensamentos.
    Quando chegar o dia Jesus vem e ressuscita todos os salvos. Esses salvos, vão com Jesus para o céu, aguardar mil anos em que os anjos caídos vão estar na terra. Após mil anos, a nova Jerusalém vai descer do céu, Jesus ressuscitará os ímpios.
    Ai os ímpios e os anjos caídos seram lançados no lago de fogo (o planeta todo coberto de lava) depois de ter acontecido isso, ai sim se formará a nova terra.

    Bom, eu acho que será assim... A paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  29. Se Adão e Eva não tivessem pecado contra Deus, onde eles estariam vivendo no Paraíso? Aqui neh...

    ResponderExcluir
  30. concordo com o que foi escrito,só em mencionar o paraíso na terra já me basta,Deus tornará a fazer da Terra o mesmo paraíso de antes,os ressuscitados semelhantes a cristo são os 144,000,e os demais a grande multidão.morará aqui na terra e o Rei Jesus reinará,com os 144,000,sobre as outras ovelhas.

    ResponderExcluir
  31. Onde vão ficar os 144.000 que as Testemunhas de Jeova tanto fala? Se todos nós vamos viver na terra na nova Jerusalém? as TJs falam que os 144.000 que vao morar na Jerusalém no céu e a grande multidão na Terra, e ainda dizem q os 144.000 escolhidos por Deus vão reinar com Jesus no céu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apocalise 14:1-5. Leia o versiculo que vc vai entende muito bem.

      Excluir
  32. Eu não creio que 144 mil passarão a eternidade no céu e o resto na terra. Todos viverão na terra.

    ResponderExcluir
  33. Ainda sobre os 144 mil, veja este meu outro artigo:

    http://ocristianismoemfoco.blogspot.com.br/2015/09/quem-sao-os-144-mil.html

    ResponderExcluir
  34. parabens tambem creio a teremos uma nova terra ,sem pranto sem dor , sem morte,doenca , e igualade

    ResponderExcluir
  35. Gostei muito do artigo e concordo com a visão de que haverá um nova terra, agora sem pecado. Em vários versículos Deus fala sobre animais, frutos, coisas das Sua própria criação e que estarão presentes pós ressurreição. Se vamos plantar, como está lá em Isaías 65:21 "E edificarão casas, e as habitarão; e plantarão vinhas, e comerão o seu fruto.", então alguma terra a gente vai ter que ter.

    ResponderExcluir
  36. O arrebatamento é antes e não depois da tribulação, várias evidências comprovam isso visto que é um periodo de restauração para Israel e não para a Igreja que já está redimida em Cristo.Durante esse período a igreja estará no céu, se o caso é a habitação eterna, há muita coisa ainda a ser examinada, mas se o foco é dizer que nunca entraremos no céu, ai está totalmente errado.

    ResponderExcluir
  37. Mário, a doutrina do arrebatamento pré-tribulacional é uma invenção tardia, que data do século XIX. Não há NENHUM registro histórico de qualquer cristão crendo nessa doutrina antes disso. Nenhum Pai da Igreja, nenhum escritor eclesiástico, nenhum reformador, nada. Para piorar, Paulo disse explicitamente que nós veremos o anticristo, porque Jesus só vai voltar depois disso:

    "Ora, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele, que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto. Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, o qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus" (2 Tessalonicenses 2:1-4)

    Israel será restaurado, sim, mas não há NENHUMA passagem que diga que para isso acontecer a igreja irá sair voando da terra antes disso. Recomendo a leitura do meu livro sobre o tema - "A Igreja na Grande Tribulação", se estiver disposto a estudar mais a fundo o assunto:

    http://apologiacrista.com/meu-novo-livro-a-igreja-na-grande-tribulacao

    ResponderExcluir
  38. Amado de Deus, eu estudei escatologia nas suas várias formas e a biblia contexto por contexto, o arrebatamento pre-tribulacional já era esperado pelas igrejas primitivas, é mentira esse fato de dizer que é uma doutrina nova. Há vários teólogos, escritores e cristãos da época primitiva que anunciavam um sistema de arrebatamento iminente, inclusive tive acesso á esses materiais. As primeiras igrejas da época sempre viveram à luz do arrebatamento a qualquer momento, o próprio Paulo ja esperava ser arrebatado, senão não teria usado o pronome "NÓS", Lutero, Calvino e Clemente são alguns exemplos dos que pregavam o pre-tribulacionismo há varios seculos atrás.
    Paulo nunca disse que veremos ou sofreremos perseguições do anticristo, deixa eu te explicar esse texto de 2 Tessalonicenses 2, que realmente é de difícil interpretação.
    Os tessalonicenses viviam sob conflitos e temiam que o arrebatamento já tivesse acontecido e eles ficaram para trás para o "DIA DO SENHOR" no período tribulacional. Então Paulo trouxe a palavra nos versos 1 e 2, quando ele diz rogamo-vos pela vinda do Senhor, que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto.

    Entenda, no verso 1 é como se Paulo estivesse dizendo: Irmãos pelo amor de Deus, rogamo-vos pela vinda do Senhor. Paulo está suplicando e chamando a atenção dos irmãos, por isso ele usou o termo rogamo-vos e usou a vinda de Jesus e nossa reunião com ele como objeto do seu apelo, pra ficar mais claro, poderia ser assim:
    Ora, irmãos, rogamo-vos pelo poder de Deus, rogamo-vos pela amor de Deus Manifesto em nós, ou rogamo-vos pela nossa salvação em Cristo.
    Agora vamos ao verso 2, "como se o DIA DE CRISTO estivesse já perto", esse termo é que é o foco de Paulo. O dia de Cristo sempre foi indicado como dia terrivel, dia de trevas e destruição, será iniciado na tribulação. Foi esse o cuidado que Paulo teve em afirmar que eles não estavam no dia de Cristo.
    Agora no versiculo 3 paulo diz:
    Ninguém de maneira alguma vos engane; porque NÃO SERÁ ASSIM sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição.
    É aqui onde mora a confusão dessa interpretação, ai pergunta-se:
    O que que não será assim sem que venha a apostasia e o homem do pecado?
    Muitos se referem à vinda de Jesus e sua reunião com a igreja mencionada no verso 1, porém a resposta é: O DIA DO SENHOR e não a vinda dele para arrebatar a igreja.
    Paulo está dizendo assim: .......como se o dia de Cristo estivesse já perto. Ninguém de maneira alguma vos engane; porque o dia de Cristo não será assim ou (não acontecerá) sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição.
    Essa APOSTASIA na tradução literal não significa abandono da fé, e sim afastamento ou retirada. Então fica mais claro entender:
    Paulo está explicando aos tessalonicenses que o dia do Senhor não aconteceria sem que viesse a apostasia ou retirada e se manifestasse o anticristo.
    Essa retirada citada no verso 7, leva a crer que seja o Espirito Santo pois somente ele teria esse poder de detenção, e se ele for retirado a igreja também será pois Jesus prometeu que ele estaria conosco PARA SEMPRE. Lembrando que mesmo ausente, ele continuará operando e influenciando na conversão de muitos santos.
    No Verso 8 é dito que ai sim o anticristo se manifestará pessoalmente, onde posteriormente seria vencido por Jesus.
    Temos que entender que já o ministério da injustiça opera, o anticristo ainda não apareceu mas seu sistema diabólico já está sendo apregoado pelo mundo todo. Quando a igreja for arrebatada ele aparecerá e dominará pessoalmente o mundo, mas nós não o veremos, só se for através de um telão ou um portal nos céus !!! MARANATA!!!

    ResponderExcluir
  39. Nunca vi tanta distorção grotesca em um texto tão simples, estou realmente chocado. Nem os teólogos pré-tribulacionistas afirmam tamanha sandice de que os Pais da Igreja e os reformadores eram pré-tribulacionistas, essa doutrina nem era discutida na época PORQUE ELA NEM EXISTIA, e se existia me traga aqui um único documento onde algum Pai da Igreja ou reformador afirmava que:

    1) A Igreja será arrebatada antes da grande tribulação.

    2) Os cristãos não estarão na terra antes da grande tribulação.

    3) Haverá duas fases da segunda vinda de Cristo.

    Isso simplesmente NÃO EXISTE em nenhum documento cristão primitivo, não adianta tentar procurar, NÃO EXISTE. Uma coisa é viver na expectativa da volta de Cristo para aquele tempo, outra coisa TOTALMENTE DIFERENTE é crer nas três coisas acima que constituem o pré-tribulacionismo. A Didaquê, por exemplo, diz que TODA CRIATURA HUMANA passará pela prova do fogo:

    De fato, nos últimos dias se multiplicarão os falsos profetas e os corruptores, as ovelhas se transformarão em lobos e o amor se converterá em ódio. Aumentando a injustiça, os homens se odiarão, se perseguirão e se trairão mutuamente. Então o sedutor do mundo aparecerá, como se fosse o Filho de Deus, e fará sinais e prodígios. A terra será entregue em suas mãos e cometerá crimes como jamais foram cometidos desde o começo do mundo. Então toda criatura humana passará pela prova de fogo e muitos, escandalizados, perecerão. No entanto, aqueles que permanecerem firmes na fé serão salvos por aquele que os outros amaldiçoam. Então aparecerão os sinais da verdade: primeiro, o sinal da abertura no céu; depois, o sinal do toque da trombeta; e, em terceiro, a ressurreição dos mortos. Sim, a ressurreição, mas não de todos, conforme foi dito: ’O Senhor virá e todos os santos estarão com ele’. Então o mundo assistirá o Senhor chegando sobre as nuvens do céu” (Didaquê, 16:3-6)

    Justino disse que o anticristo vai se levantar contra NÓS, CRISTÃOS:

    “Dois adventos de Cristo tem sido anunciados: um, no qual Ele veio como sofredor, despido de sua glória, honra, e foi crucificado; mas a outra, na qual Ele virá do céu com glória, quando o homem da apostasia, que fala coisas altivas contra o Altíssimo, se atrever a cometer iniquidades contra nós, cristãos, contra nós que, conhecendo a religião através da lei e da palavra que saiu de Jerusalém pela obra dos apóstolos de Jesus, nos refugiamos no Deus de Jacó e no Deus de Israel (...) Agora é evidente que ninguém pode atemorizar ou subjugar a nós que temos crido em Jesus no mundo. Porque esse plano é que através da perseguição, crucificados, e lançados às feras da terra, às chamas, e fogo, e todas as outras formas de tortura (...) porém, enquanto mais essas coisas acontecem, mais outros em grande número vêm à fé e glorificam o nome de Deus através do nome de Jesus” (Diálogo com Trifão, Cap.110)

    ResponderExcluir
  40. Irineu diz que o anticristo perseguirá a Igreja:

    "Uma revelação mais clara ainda acerta dos últimos tempos e dos dez reis, entre os quais será dividido o império que agora domina, foi feita por João, o discípulo do Senhor, no Apocalipse. Explicando o que era os dez chifres vistos por Daniel, refere o que lhe foi dito: 'Os dez chifres que tu viste são dez reis que ainda não receberam o reino, mas que receberão o poder como reis, por uma hora, com a besta. Eles não tem senão um pensamento, o de homenagear a besta com a sua força e o seu poder. Eles combaterão contra o Cordeiro, mas o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis'. Esta claro, portanto, que aquele que deverá vir matará três destes dez reis, que os outros se lhe submeterão e que ele será o oitavo entre eles. Eles destruirão Babilônia, reduzi-la-ão a cinzas, darão o seu reino à besta e perseguirão a Igreja mas, em seguida, serão destruídos pela vinda de nosso Senhor" (Contra as Heresias, Livro V, 26:1)

    Hipólito diz que o anticristo perseguirá os santos:

    “Mas como o tempo nos força a considerarmos de imediato a questão proposta, e quanto ao que já foi dito na introdução em relação a glória de Deus, que seja suficiente, é conveniente que tomemos as próprias Escrituras na mão, e por elas achemos o que significa e de que maneira se dará a vinda do anticristo; em que ocasião e em que tempo este ímpio se revelará; de onde e de qual tribo ele sairá; qual o seu nome; o que indica o seu número nas Escrituras; como ele obrará o erro entre os povos, reunindo-os dos confins da terra; como desencadeará a tribulação e a perseguição contra os santos; como vai se auto glorificar como Deus; qual será seu fim; como o repentino aparecimento do Senhor se mostrará no céu; como será a consumação do mundo e o que deve ser o reino glorioso e celeste dos santos, quando reinarem juntos com Cristo, e qual a punição do malvado pelo fogo” (Tratado sobre Cristo e o Anticristo, Cap.5)

    E que cairá sobre a Igreja:

    “Sobre a tribulação da perseguição que deve cair sobre a Igreja por parte do adversário, João também assim fala: ‘E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a cabeça. E estava grávida, e com dores de parto, e gritava com ânsias de dar à luz’” (Tratado sobre Cristo e o Anticristo, Cap.60)

    NENHUM Pai da Igreja foi pré-tribulacionista.

    ResponderExcluir
  41. Sobre o texto de Paulo, ONDE FOI QUE VOCÊ LEU QUE O ESPÍRITO SANTO VAI SUMIR DA TERRA???

    Primeiro que isso seria impossível, já que o Espírito Santo é ONIPRESENTE. Segundo que você mesmo diz que o Espírito Santo irá operar na terra, mas ele vai operar como se já não estará aqui?? Terceiro que o texto não fala em PARTE NENHUMA do Espírito Santo, isso é eisegese sua, coisa que você quer injetar para dentro do texto, mas que NÃO EXISTE ali.

    Você ainda distorce o verso 1, em momento nenhum Paulo diz que os tessalonicenses pensavam que Jesus JÁ TIVESSE chegado, ao contrário, ele disse que os tessalonicenses pensavam que Jesus já fosse voltar iminentemente, ou seja, que já estivesse chegando. O que Paulo escreveu nas linhas seguintes foi como dizer: "Calma, não fiquem apavorados, ainda falta aparecer o anticristo, reinar no trono de Jerusalém e ser coroado como um deus, e só depois disso é que Jesus irá voltar". Ou seja, Paulo joga no chão a expectativa dos tessalonicenses de que Jesus já fosse voltar tão cedo, e elenca acontecimentos necessários que iriam ocorrer antes desta segunda vinda. Quem não vê isso no texto é cego ou desonesto.

    ResponderExcluir
  42. Eu não li em lugar nenhum que o Espirito Santo vai sumir da terra, eu apenas destaquei que ele tem todas as características de ser o detentor, ou nao? Será que pro pós-trib ele nao teria esse poder?
    Visto que é o espírito que convence do pecado, da justiça e do JUÍZO.
    A bíblia deixa claro que UM está impedindo a aparição do anticristo até que fosse RETIRADO, dois elementos seriam possíveis:o próprio espírito e a igreja.
    Mas na visão pos tribulacional quem está detendo o anticristo?
    Se o ministério da injustiça opera, porque o anticristo ainda não apareceu? Quem tem que sair pra ele aparecer?

    Outra coisa, um bom interpretador ou alguém que sabe de concordâncias nominais e termos gramaticais, perceberá claramente que Paulo em 2 Tessalonicenses 2:3 se refere ao DIA DE CRISTO.
    Quando Paulo usou o termo "rogamo-vos pela vinda do Senhor" no primeiro versiculo, ele se referiu ao termo como uma súplica e não como o assunto a ser tratado nos próximos cap.
    O foco de Paulo foi esclarecer que o tempo do dia de cristo ainda não era chegado. Se ele se referi-se à vinda do Senhor, não haveria necessidade de falar do dia de Cristo, pois a VINDA para o arrebatamento e o DIA de Cristo são acontecimentos completamente diferentes.
    Quando alguem diz: eu rogo por Deus que voce entenda isso, eu rogo por minha família etc
    ele se refere a um fato ou determinada situação que precisa ser entendida., e não ao fato de rogar, isso não tem sentido algum.
    UM exemplo comparando a passagem com uma realidade do dia a dia:
    O pai diz pro filho:
    Rogo por Deus e pelo nascimento da sua filhinha (pela vinda de Cristo),
    que vc não beba antes de dirigir pra não acabar se acidentando com alguem e causando problemas sérios (dia de Cristo). Mas não será assim, sem que vc seja testado pelo bafômetro e comprovado embriaguês, e depois seja preso por homicídio doloso.
    Pergunto: o que está em foco, o nascimento da criança (comparado à vinda de Cristo) ou as consequencias do alcoolismo (comparado ao dia do senhor)?
    Qual a preocupação desse pai, falar da neta que irá nascer, ou alertar o filho a não dirigir bêbado?

    Não ficaria estranho se ele dissesse: mas não será assim sem que sua filha nasça semana que vem. kkkkkk e ai? responde essa.

    Amigo tudo é questão de interpretação, a doutrina pos-tribulacionista é muito humanista e não leva ao lado do que as escrituras realmente querem transmitir, não se preocupe, a muito tempo que eu debato com pos tribulacionistas tenho muita experiência nisso, minhas armas biblicas são INVENCÍVEIS pra eu provar que somente o pre-tribulacionismo é biblico.

    ResponderExcluir
  43. Em primeiro lugar, este é um blog sério, eu não vou admitir aqui citações SEM FONTE, se você não tem a fonte da citação então vá postar em seu blog de quinta, neste blog aqui só são admitidas citações com as devidas referências:

    1) Autor.
    2) Obra.
    3) Capítulo.
    4) Versículo (se houver).

    Sem a devida referência, não adianta você ir pescar textos isolados da internet, completamente inexistentes, para tentar fundamentar alguma heresia satânica. Se você publica textos sem referência em algum trabalho acadêmico sua nota é ZERO, o que não é de se impressionar, já que esta é a mesma nota do pré-tribulacionismo.

    Como se não bastasse citar textos sem referência nenhuma, querendo que o leitor creia na existência deles mediante a fé, você ainda distorce grosseiramente o texto de tessalonicenses, como se Paulo não estivesse se referindo à volta de Jesus ali, mas apenas “rogando por isso”. Sério, ou você nunca leu a Bíblia, ou é desonesto mesmo. A esmagadora maioria das versões traduz assim:

    -NVI:

    “Irmãos, quanto à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reencontro com ele, rogamos a vocês, irmãos, quanto à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reencontro com ele, rogamos a vocês que não se deixem abalar nem alarmar tão facilmente...”

    -Almeida Revisada Imprensa Bíblica:

    “Ora, quanto à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, rogamos-vos, irmãos, que não vos movais facilmente do vosso modo de pensar...”

    -O Livro:

    “E agora, irmãos, voltando ao assunto do regresso do nosso Senhor Jesus Cristo e da nossa reunião com ele, vos rogamos que não se deixem assim tão facilmente influenciar no vosso entendimento...”

    -Sociedade Bíblica Britânica:

    “Quanto à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, nós vos rogamos, irmãos, que não vos movais facilmente do vosso modo de pensar...”

    -Versão Católica:

    “No que diz respeito à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e nossa reunião com ele, rogamo-vos, irmãos, não vos deixeis facilmente perturbar o espírito e alarmar-vos...”

    Ou seja, além de você deturpar os escritos patrísticos sem NENHUMA referência, ainda adultera a tradução dos textos bíblicos, para bisonhamente passar a noção de que Paulo estava apenas “rogando pela vinda de Jesus”, que coincidentemente caiu de paraquedas no exemplo do texto... toma vergonha na cara!

    Para piorar, o cidadão ainda diz que a vinda de Jesus é diferente do dia do Senhor! Onde foi que você leu isso na Bíblia? Qual texto faz essa distinção?

    É muito malabarismo mental para negar o óbvio do texto:

    1) Que os tessalonicenses pensavam que a volta de Jesus já estivesse perto (v. 2).

    2) Que Paulo combate esta expectativa, citando os acontecimentos que deveriam acontecer antes disso (vs. 3-4).

    3) Que, para Paulo, essa volta de Jesus só ocorreria depois que estes eventos ocorressem primeiro, o que tornava injustificada a ansiedade e o pânico dos tessalonicenses quanto a Jesus voltar iminentemente.

    ResponderExcluir
  44. Agora vem a pergunta que não quer calar: por que raios Paulo iria usar o dia do FINAL da grande tribulação, e não o dia do ARREBATAMENTO, como parâmetro, se supostamente os crentes não passariam pela grande tribulação e estariam no céu antes disso?

    Sobre o que detém o anticristo, não pode ser a Igreja porque está no masculino, e também não pode ser o Espírito Santo, por ser o Espírito Santo onipresente e consequentemente não poder ser “retirado” da terra de forma alguma. Aliás, você mesmo se contradiz ao dizer que o Espírito Santo mesmo assim irá “operar” na terra, mas operar como se ele supostamente já saiu? Decida-se de uma vez...

    Óbvio que o que detém o anticristo é um ANJO:

    “Vi descer do céu um anjo que trazia na mão a chave do abismo e uma grande corrente. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o acorrentou por mil anos; lançou-o no abismo, fechou-o e pôs um selo sobre ele, para assim impedi-lo de enganar as nações até que terminassem os mil anos. Depois disso, é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo” (Apocalipse 20:1-3)

    Neste texto vemos que quem tinha a chave do abismo era um anjo, que deteve Satanás por mil anos. Se é um anjo que hoje tem as chaves do abismo e se será um anjo que deterá o diabo por mil anos no futuro, por que não seria um anjo que está detendo o anticristo hoje? Se é ele que deterá o diabo no futuro, pode muito bem ser ele quem o está detendo hoje. Aliás, a Bíblia relata até mesmo o momento em que o anjo que hoje está detendo o anticristo irá soltá-lo do abismo:

    “O quinto anjo tocou a sua trombeta, e vi uma estrela que havia caído do céu sobre a terra. À estrela foi dada a chave do poço do Abismo. Quando ela abriu o Abismo, subiu dele fumaça como a de uma gigantesca fornalha. O sol e o céu escureceram com a fumaça que saía do abismo. Da fumaça saíram gafanhotos que vieram sobre a terra, e lhes foi dado poder como o dos escorpiões da terra” (Apocalipse 9:1-3)

    Sabemos no Apocalipse que as “estrelas” simbolizam os anjos, e sabemos também que os “gafanhotos” que foram soltos do abismo eram demônios, que “tinham um rei sobre eles, o anjo do Abismo, cujo nome, em hebraico, é Abadom, e, em grego, Apoliom” (Ap.9:11). Portanto, vemos no Apocalipse que um anjo tinha a chave do abismo, que era ele que detinha os demônios e Apoliom (anticristo) naquele lugar e que ele o soltará por algum tempo durante a tribulação, voltará a prendê-lo no milênio e o soltará por um pouco de tempo no futuro.

    Agora eu estou esperando os textos apocalípticos que digam que o Espírito Santo é que detém o anticristo, por favor. Ou vai dizer que novamente você não tem referência nenhuma?

    ResponderExcluir
  45. gostaria de saber como os judeus que viverem no milênio irão fazer parte da nova Jerusalém ou seja Cristo vira e vai livra os judeus do anticristo onde os judeus reconhecera que Cristo é o Messias, após Cristo estabelecerá o milênio quando terminar o período do milênio os judeus que participaram do milênio irão morrer para viverem eternamente na nova Jerusalém? sendo que cabe ao homem viver e morrer por favor gostaria da resposta obrg.

    ResponderExcluir
  46. Olá, Anônimo. Ninguém que participa do milênio irá morrer, eles irão continuar vivos pro estado eterno na nova terra, assim como Elias e Enoque, que não passaram pela morte mas foram arrebatados. Abs.

    ResponderExcluir
  47. o proprio Deus diz que não destruirá essa terra mas com agua ,e sim com fogo então ele esta falando do futuro “Os justos herdarão a terra e nela habitarão para sempre” (cf. Salmos 37:29)
    “Porque, eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão” (cf. Isaías 65:17)
    “Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o Senhor, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome” (cf. Isaías 66:22) se peserverá fielmente ate o fim seu nome estará lá no livro da vida.que deus abênçoe a todos.amém!


    “Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça” (cf. 2ª Pedro 3:13)
    essa terra que haveremos de herdar é ao lado do salvador no céu onde haverá uma nova terra ,e um novo céu diferente deste que vivemos.

    ResponderExcluir
  48. Olá,parabéns pela argumentação. Lamento somente pela parte aqui nos comentários sobre Enoque e Elias,já que segundo Hg 11:5-40 "todos estes obtiveram bom testemunho de sua fé não obtiveram contudo a cconcretização da promessa, por haver Deus provido coisa superior a nosso respeito,para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados." Pela simples raciocinio lógico,eles morreram e ainda não ressuscitaram para vida eterna,visto que Cristo é o primogênito ou pprimícias dos que dormem. Que a paz seja contigo.

    ResponderExcluir
  49. parabens!!! ate que enfim consegui achar algumas pessoas com o mesmo entender das sagradas escrituras. muito obrigado mesmo, a voce irmao que escreveu.. e a irmandade que assim se manifestou. abraço

    ResponderExcluir
  50. O que será que quer dizer a afirmação: “...de cuja presença fugiu a terra e o ceus” (Ap 20:11)?
    Isso nao significa que eles nao existirão mais?

    ResponderExcluir
  51. Amado irmão Lucas quero crer nesta morte inconsciente mas me ajude pois a história de Jesus do rico e Lázaro parece de pessoas em carne e osso coisa real e não simbologia pq aquela história que por sinal é aterrizador?

    ResponderExcluir
  52. O céu e a terra "fugiram" (Ap.20:11), isto é, "passaram" ou "desapareceram", porque são criados imediatamente em seguida um novo céu e uma nova terra (Ap.21:1-4).

    Sobre a parábola do rico e Lázaro:

    http://heresiascatolicas.blogspot.com.br/2013/05/estudo-completo-e-aprofundado-sobre.html

    ResponderExcluir
  53. Lucas, gostaria de lhe deixar alguns links de estudo e que vc meditasse no assunto, se possível, com uma crítica. Abraço

    http://www.oapologistadaverdade.org/2011/10/2-pedro-se-refere-destruicao-dosceus-e.html

    http://www.oapologistadaverdade.org/2011/11/novos-ceus-e-uma-nova-terra-o-que.html

    ResponderExcluir
  54. seremos como anjos no ceú ,no dia que tocar a trombeta apos a esta vida acordaremos e veremos o reino de Deus...

    ResponderExcluir
  55. Se a Igreja foi arrebatada da terra, logicamente só ficará aqueles que não são Igreja (não teem Jesus), como os Judeus, que não acreditam em Jesus e outras denominações.Logicamente irão receber o selo da besta e irão ser julgado e morrerão, juntamente com aqueles que não quiseram Jesus.Se a Igreja irá reinar com Cristo Jesus.Para quem irá reinar no milênio.Por favor gostaria de uma resposta, agradeço.

    ResponderExcluir
  56. Olá, Anônimo. Eu não creio no arrebatamento pré-tribilacional, sou pós-tribulacuionista. Ou seja, eu creio que a Igreja passará pela grande tirbulação e muitos serão martirizados na terra. A Igreja por fim será arrebatado para o encontro nos ares com Cristo na segunda vinda, para o seu reino milenar na terra. Abs!

    ResponderExcluir
  57. Para mim pouco importa onde será a promessa do meu Senhor. Aqui mesmo nesta terra Ele já é tão presente, vivo, misericordioso e amoroso conosco que a certeza eu tenho que Ele é justo para cumprir o que promete e uma terra Ele tem para nós. Eu não sei se será esta terra na Terra ou se será em outro planeta. Com tantas outras 'vias lácteas' no universo por que acreditarmos que só na nossa há vida? Quem sabe esta terra não está em outra galáxia? DEUS é tremendo!Jesus esteve aqui na Terra para nos mostrar o Caminho. E esta foi a primeira vinda de Jesus. Nós precisamos estar prontos para a segunda vinda do nosso Senhor Jesus porque seremos pegos de surpresa. Jesus sabia que aquela era a sua hora pois o DEUS PAI lhe chamava. Foi uma morte física terrível, dolorosa e mesmo ele sendo filho de DEUS Todo Poderoso Ele morreu fisicamente mas depois foi ao encontro do Pai sentar-se ao seu lado. Será que a segunda vinda de Jesus a nós não será no dia de nossa morte para fazer o julgamento antes de irmos habitar a terra prometida em outra galáxia? DEUS é tão justo que Ele nos deixa livres para fazermos as nossas escolhas e tudo tem consequências. Se Ele quisesse tudo perfeito Ele não nos daria o livre arbítrio. Nós somos imperfeitos, erramos. E DEUS justo, maravilhoso. Eu acredito que a vida é um aprendizado e DEUS é infinito em sua misericórdia e pensando assim quem sabe para os que não levam uma vida santa de repente haja outros planetas lhes esperando para continuarem o aprendizado de uma forma cada vez mais difícil e assim se tornarem pessoas melhores? São apenas suposições já que como a Bíblia é um livro escrito pelo nosso Senhor mas não deixa de ser uma literatura e como tal há palavras que nós precisamos entendê-las além do contexto concreto.

    ResponderExcluir
  58. -sou Luana.
    e estou extremamente confusa! em 1 tessalonicenses 4:17 está escrito: depois nós, que ficarmos vivos SEREMOS ARREBATADOS juntamente com eles, NAS NUVENS, ao encontro do Senhor NOS ARES, e assim estaremos para sempre com o Senhor.

    e em outro lugar na bíblia (não me recordo onde) Jesus diz : eu virei , E VOS LEVAREI para mim mesmo!


    e também: VOS CONHEÇAM O CAMINHO PARA ONDE EU VOU!

    como podemos afirmar que vamos morar na terra através dessas passagens?

    grata!!
    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  59. Luana, Jesus vem para nos levar a ele, não para o céu, mas para o seu encontro nas nuvens, no dia do arrebatamento. Após este encontro ele descerá conosco à terra para passar o período milenar.

    ResponderExcluir
  60. Leandro, não sei de onde você tirou que este texto se refere ao milênio. Onde foi que Isaías disse estar falando do milênio aí? Ao contrário, basta ler o próprio contexto de Isaías para ver que ele estava falando do período eterno, depois que novos céus e nova terra são criados (Isaías 65:17). É claro que essa é uma descrição alegórica da nova terra, enquanto a de João é mais literal, com a revelação completa.

    ResponderExcluir
  61. Onde passaremos o milênio, nos céus ou na nova terra?

    ResponderExcluir
  62. Uma piada isso, pois a terra durará pra sempre, ninguem vai pro céu.

    ResponderExcluir
  63. E os 7 anos(3 anos e meio de falsa paz e 3 anos e meio de tribulaçao) os salvos ficarão onde, nas nuvens??????????

    ResponderExcluir
  64. E os 7 anos(3 anos e meio de falsa paz e 3 anos e meio de tribulaçao) os salvos ficarão onde, nas nuvens??????????

    ResponderExcluir
  65. Na terra, Renatiely. O arrebatamento é pós tribulacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só quero saber uma coisa aonde vai os que for arrebatado primeiro

      Excluir
  66. Queridos irmãos e leitores da Bíblia! Quero deixar também meu entendimento bíblico nesta questão. Viver na terra ou no céu. Jesus diz: "Na casa de meu pai existe muitas moradas; se não fosse assim eu vo-lo teria dito (Um terço dos anjos caíram por terra); vou preparar-vos lugar". João 14: 2-3
    Onde Jesus vai preparar lugar para os salvos no céu ou na terra?
    Também a Nova terra. Onde passaremos os mil anos, antes da segunda ressurreição. Esta terra não vai ser renovada coisa nenhuma. Ela terá em sua medidas comprimento, largura e "altura" a mesma medida: Esta terra e de forma oval, mas a nova terra será cúbica e terá aproximadamente 5.760.000 de Km² cada lado que x 6 lados dará 34.560.000 Km² estas medida e do tamanho de um Planeta e será instalado no lugar deste planeta que vai desaparecer.
    "Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram e o mar já não existe". Apoc. 21:1 Muitos só falam da terra mas do "mar" ninguém fala nada. Se Deus disse ele disse, ou será que até Deus é simbólico agora. Nossa eternidade será neste novo planeta. Primeiramente iremos para o céu (na casa de meu pai tem muitas moradas). quando a cidade ficar pronta e no tempo em que Deus determinar ela descerá para cá.
    João vê a cidade vinda da parte de Deus ( do céu) e todos os Salvos estarão nela pois serrão coerdeiros com Cristo. Se eu fosse descrever a Nova Jerusalém daria o capitulo de um livro inteiro. Amém

    ResponderExcluir
  67. Olá Lucas Banzoli, parabens pela explicaçao! Gostaria de saber qual à sua religiao? Ja fui estudante da Biblia com TJ,devido à varias duvidas deixei de estudar. Mas tbm nao concordo com algumas coisas pregadas pela igreja evangelicas(ex.inferno,hades,seol,céu, Jésus e Deus serem uma só pessoa...),resultado,duvidas e mais duvidas.
    Obrigada !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixar bem claro que Jesus é Deus sim. Vou deixar um estudo pra que possa estudar e entender que Deus é Jesus. Na Bíblia não há registros de Jesus dizendo, palavra por palavra: “Eu sou Deus”. Entretanto, isto não significa que Ele não tenha afirmado ser Deus. Como exemplo, tome as palavras de Jesus em João 10:30: “Eu e o Pai somos um.” Em um primeiro olhar, isto pode não parecer uma afirmação de Jesus em ser Deus. Entretanto, perceba a reação dos judeus a Sua afirmação: “Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo” (João 10:33). Os judeus compreenderam a afirmação de Jesus como uma declaração em ser Deus. Nos versículos seguintes Jesus não corrige os judeus dizendo: “Eu não afirmei ser Deus.” Isto indica que Jesus realmente estava dizendo que era Deus ao declarar: “Eu e o Pai somos um” (João 10:30). João 8:58 nos dá outro exemplo: “Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.”(pq Jesus disse isso, pq quando abraão passou pela terra Jesus Cristo ainda não tinha nem nascido, mas disse Jesus as judeus antes que abraão passasse pela terra ele já era Deus. Porém o os judeus não se conformava o que Jesus tinha tido e queriam sempre apedrejar, Mais uma vez, em resposta, os judeus tomaram pedras em uma tentativa de apedrejar Jesus (João 8:59). Por que os judeus iriam querer apedrejar Jesus se Ele não tivesse dito algo que criam ser uma blasfêmia, ou seja, uma afirmação em ser Deus?

      João 1:1 diz que “o Verbo era Deus.” João 1:14 diz que “o Verbo se fez carne.” Isto claramente indica que Jesus é Deus em carne (então aqui podemos compreender que Deus em João 1:1 ele é o verbo, e em João 1:14 diz que o verbo se vez em carne, e quem veio em carne pra terra Jesus. Então claramente Deus é Jesus. Atos 20:28 nos diz: “...Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.” Quem comprou a igreja com Seu próprio sangue? Jesus Cristo. Atos 20:28 declara que Deus comprou a igreja com Seu próprio sangue. Portanto, Jesus é Deus!
      Só pra deixar bem claro Deus queria apascentar a igreja ele msm resgatou com seu próprio sangue (é que veio é deixou seu sangue na cruz do calvário? Jesus Cristo.

      Tomé, o discípulo, declarou a respeito de Jesus: “Senhor meu, e Deus meu!” (João 20:28) só pra deixar bem claro se do versículo 26 ao 28 vai deixar bem claro que ele chama de Jesus de Deus. Jesus não o corrige. Tito 2:13 "aguardando a benzida esperança é a manifestação da glória do nosso grande Deus e salvado Jesus Cristo" nos encoraja a esperar pela volta de nosso Deus e Salvador, Jesus Cristo (veja também II Pedro 1:1) Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo aos que conosco abstiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo. Em Hebreus 1:8, o Pai declara a respeito de Jesus: “Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino.”

      Em Apocalipse, um anjo instruiu o Apóstolo João para que adorasse a Deus (Apocalipse 19:10). Nas Escrituras, várias vezes Jesus recebe adoração (Mateus 2:11; 14:33; 28:9,17; Lucas 24:52; João 9:38). Ele nunca reprova as pessoas quando recebe adoração. Se Jesus não é Deus, Ele teria dito às pessoas para não ser adorado, assim como fez o anjo em Apocalipse. Há muitos outros versículos e passagens das Escrituras que atestam a favor da divindade de Jesus.

      A razão mais importante para Jesus ser Deus é que se Ele não o fosse, Sua morte não teria sido suficiente para pagar a pena pelos pecados do mundo inteiro (I João 2:2). Somente Deus poderia pagar preço tão infinito. Somente Deus poderia carregar os pecados do mundo (II Coríntios 5:21), morrer e ressuscitar, provando Sua vitória sobre o pecado e a morte.

      Excluir
  68. Olá Lucas Banzoli, parabens pela explicaçao! Gostaria de saber qual à sua religiao? Ja fui estudante da Biblia com TJ,devido à varias duvidas deixei de estudar. Mas tbm nao concordo com algumas coisas pregadas pela igreja evangelicas(ex.inferno,hades,seol,céu, Jésus e Deus serem uma só pessoa...),resultado,duvidas e mais duvidas.
    Obrigada !

    ResponderExcluir
  69. Olá, no momento eu congrego numa igreja evangélica pentecostal, mas também não concordo com tudo dali. Creio que se eu fosse procurar uma igreja "perfeita", não iria encontrar em lugar nenhum. Abs!

    ResponderExcluir
  70. Olá Lucas, me chamo Luciano e tenho uma pergunta. Onde será as bodas do cordeiro? Aqui na Terra, no céu ou em outro lugar? Abraços.

    ResponderExcluir
  71. As bodas do Cordeiro serão no milênio, aqui na terra. Abs!

    ResponderExcluir
  72. Muitos perguntaram aqui sobre o arrebatamento e o milênio. Por alguma razão os comentários depois de aprovados simplesmente desapareceram. Vou então resumir aqui em poucas linhas:

    No arrebatamento (pós-tribulacional): Os salvos vão ao encontro de Cristo nas nuvens, e então descem juntos com Ele à terra, passar o milênio.

    No milênio: Estaremos nesta terra (não na nova), passando as Bodas do Cordeiro com Cristo por mil anos.

    Depois do milênio: Uma nova terra é criada, que será o lar eterno dos salvos.

    Espero ter esclarecido a questão.

    Abs!

    ResponderExcluir
  73. Em vez disso, esperavam eles uma pátria melhor, isto é, a pátria celestial. Por essa razão Deus não se envergonha de ser chamado o Deus deles, pois preparou-lhes uma cidade. Hebreus 11 verso 16

    Como explicar isso?

    Não aceito dizer que se refere à nova Jerusálem que desce dos céus rss...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aceitando ou não, é a verdade. Eles esperavam uma pátria celestial, isto é, uma pátria que está (hoje) no Céu. Eles não estão nessa pátria ainda, porque é dito que Deus lhes PREPAROU essa cidade. Essa cidade é exatamente a mesma que João vê descendo do céu no Apocalipse. Abs!

      Excluir
  74. Eclesiastes 1:4 Diz que a Terra permanecerá para sempre. Se ela vai permanecer para sempre, não faz sentido pensar que ela ficará vazia eternamente enquanto todos os salvos estarão morando no céu.

    ResponderExcluir
  75. Cuidado, pois a expressão PARA SEMPRE, na Bíblia, nem sempre indica PARA TODA ETERNIDADE.
    Cristo disse, por exemplo, que: "os ímpios irão para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna ” (Mateus 25:46).
    Essa afirmação, para alguns, é a prova de que haverá um sofrimento eterno e consciente dos ímpios.
    Porém, tal interpretação ignora a diferença entre punição eterna e o ato de punir eternamente.
    O termo grego aionios (“eterno”) literalmente significa “aquilo que dura um período”, e freqüentemente refere-se à permanência do resultado e não à continuação de um processo.
    Por exemplo, Judas 7 diz que Sodoma e Gomorra sofreram “a pena do fogo eterno”. É evidente que o fogo que destruiu as duas cidades é eterno, não por causa de sua duração, mas por causa de seus resultados permanentes que trouxe àquela geração impenitente.

    ResponderExcluir
  76. Comparando Eclesiastes 1:4 com outros textos como Isaias 45:18 que diz que Deus fez a Terra para ser habitada, Salmos 104:5 que diz que a terra não será abalada para todo sempre e Salmos 37:29 que diz que o justo viverá na Terra para sempre se chega a lógica conclusão que a Terra nunca será destruida. Deus fez a Terra para ser a morada do homem. O problema está com as pessoas e não com a Terra e não existe motivo nenhum para Deus destruí-la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu irmão, como assim a terra nunca será destruída?
      Adão e Eva foram os principais responsáveis pelos seus pecados, e houve a condenação para todos nois! E aqueles que aceitarem a Jesus e viverem com Ele serão Salvos! A Nova Jerusalém descerá e todos os salvos habitarão nessa terra! Pra que que Deus criaria uma nova terra? Justamente pq essa terra haverá de ser destruída! Pq que precisamos ser transformados? Pq nada do que gostamos aqui na terra (pecado) encontremos no Céu!
      Abalado é uma coisa, destruída é outra!
      A mundo acabará sim!
      Porque Deus criou a terra? E o homem?
      Porque Ele quiz! Ele é Deus! Faz oque quiser! No tempo dele! Para a Glória dele! E nem sempre podemos explicar oque Deus faz, pq a partir do momento em conseguimos explicar todas as coisas de Deus, não foi Deus que fez,e sim o homem que inventou!

      Excluir
  77. Comparando Eclesiastes 1:4 com outros textos como Isaias 45:18 que diz que Deus fez a Terra para ser habitada, Salmos 104:5 que diz que a terra não será abalada para todo sempre e Salmos 37:29 que diz que o justo viverá na Terra para sempre se chega a lógica conclusão que a Terra nunca será destruida. Deus fez a Terra para ser a morada do homem. O problema está com as pessoas e não com a Terra e não existe motivo nenhum para Deus destruí-la.

    ResponderExcluir
  78. E o que faremos nessa nova terra? Será igual a essa? Com casas, ruas, familias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Com exceção de procriação e casamentos, será igual aqui, mas sem pecado e com um corpo incorruptível e imortal.

      Excluir
  79. fiquei completamente convencido com essa pesquisa ao qual vocês me relataram eu também sempre pensei assim que homem não vai morar no céu e sim na terra prometida que Jesus fala do reino que vem a nós não que nós vá a ele obrigado a paz do Senhor Jesus Cristo amém.

    ResponderExcluir
  80. fiquei completamente convencido com essa pesquisa ao qual vocês me relataram eu também sempre pensei assim que homem não vai morar no céu e sim na terra prometida que Jesus fala do reino que vem a nós não que nós vá a ele obrigado a paz do Senhor Jesus Cristo amém.

    ResponderExcluir
  81. Estudo a Biblia com as Tjs e,vejo que esta religiao esta mais proxima deste texto,e do proposito de Deus p Terra.

    ResponderExcluir
  82. Aparecida Bindá - Entendi quase tudo, exceto:Quando nos encontrarmos com Cristo no juízo após sermos ressurretos, e logo ocorrerá o reencontro com os santos vivos arrebatados.Juntos com Cristo nos ares.
    E o Senhor descerá a terra para restabelecer seu Reino Milenar.
    Neste tempo,onde estarão os Santos Vivos e os mortos re suscitados? Nos ares?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ordem dos acontecimentos está errada. Primeiro acontece a volta de Jesus, com ela a ressurreição e então o arrebatamento. Depois disso o milênio, e quando acaba o milênio vem o juízo. Enquanto isso estaremos reinando com Cristo na terra. Abs!

      Excluir
  83. “Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo não sei, se fora do corpo não sei; Deus o sabe) foi arrebatado até o terceiro céu”. (2 Coríntios 12, 2).Meu amigo, você poderia me explicar, que terceiro céu é esse e onde ele fica? Existem alguma referência bíblica, que possa balizar a sua respostas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Terceiro céu é onde Deus habita, em outra dimensão. Essa própria referência já é uma evidência, uma vez que Paulo diz que se encontrou com Deus nesta ocasião em que ele foi arrebatado ao terceiro céu.

      Excluir
  84. lucas graça e paz
    deixei um comentario no imortalidade da alma e a pergunta é bem parecida só mudando o foco. qual a diferença da escatologia que voce passa com as testemunha de jeova que tambem cre que estarao na terra so que sob governo de Jeova.
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A diferença é que eu não creio na distinção entre os 144 mil e o restante, pra mim todos reinarão na terra.

      Excluir
  85. Concordo plenamente com a publicação e aprendi mais que nunca aprendi durante a minha vida como cristão. A bíblia claramente diz as coisas, as pessoas são os contradizem nela. A partir de hoje vou ler com muita atenção para poder compreender melhor a verdade bíblica. DEUS ACIMA DE TUDO.

    ResponderExcluir
  86. Amém!
    Deus sempre me falou desta forma,eu agradeço a cada dia a Jesus pous "conheci a verdade e ela me libertou" hoje sou uma cristã de verdade sem mentiras e enganos. Lindo texto parabéns

    ResponderExcluir
  87. nao importa onde ela esteja ,o que eu quero e morar nela.

    ResponderExcluir
  88. Meu irmão graça e paz da parte de Cristo.
    Ha alguns dias venho me perguntando a mim mesmo sobre ir para o céu, até então era assim que aprendemos, mais graças a esse estudo esclarecedor nossos olhos estão sendo abertos quanto as verdades que pareciam estar ocultas.
    Hoje descobri mais uma verdade. Entre tantas outras que consegui entender.
    Muito obrigado meu irmão, continue sendo iluminado pelo espírito do eterno. Fique na paz.

    ResponderExcluir
  89. MAIS CLARO DO QUE ISSO SÓ JESUS VOLTANDO!
    AMADO DEUS TE ABENÇOE.

    ResponderExcluir
  90. Primeiramente a paz do senhor gostei muito desse artigo bem esclarecedor era do jeito que imaginava, e que tinha lido na bíblia mas não sabia onde achar os veículos qui mi dava a certeza e agora estou ciente de onde passaremos a eternidade se assim merecer. Fica com Dseus amém.......!

    ResponderExcluir
  91. Olá Lucas Banzoli, parabens pela explicaçao! Gostaria de saber qual à sua religiao? Ja fui estudante da Biblia com TJ,devido à varias duvidas deixei de estudar. Mas tbm nao concordo com algumas coisas pregadas pela igreja evangelicas(ex.inferno,hades,seol,céu, Jésus e Deus serem uma só pessoa...),resultado,duvidas e mais duvidas.
    Obrigada !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou evangélico, mas crítico também da minha religião. Abs!

      Excluir
  92. Não morram sem Cristo. Pois morrendo sem Cristo é inferno na certa.Muito controvérsia nesta temática. Importante é está no local onde Cristo reservou para você. Fiquem na Paz do Senhor Criador.

    ResponderExcluir
  93. Os salvos terão corpo transformado para que o espírito santo de deus venha habitar nele pois ninguém herdará o reino de deus sem antes receber o espírito santo

    ResponderExcluir
  94. Então tá ! Se eu for justo para com Deus e morrer agora (tenho 49 anos, casado, 3 filhos) um dia ressuscitarei com Cristo e vou vou viver na terra, certo? Eu terei a mesma idade? Nunca mais vou envelhecer? E quem morreu com 80 anos? E quem com 15 anos? Vou ter que trabalhar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre trabalhar, respondi abaixo. Sobre ter a mesma idade, sim, só que essa idade vai aumentando na medida em que se passam os anos. O que não haverá serão traços de desgaste na pele, característicos da corruptibilidade do atual corpo, que aqui se manifestam no envelhecimento, mas na eternidade não.

      Excluir
  95. A gente vai ter que idade na nova terra? teremos que trabalhar? Vai ter frio, calor, sol, chuva, noite, dia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Bíblia não esclarece a questão da idade, mas não teremos aparência desgastada (de "velho") porque isso faz parte da corruptibilidade do corpo atual. O trabalho já existia antes da Queda, o que não vai ter é o DESGASTE ou sofrimento por causa do trabalho (ou seja, trabalhar não vai ser mais algo ruim). O resto vai seguir o curso natural das coisas; sol, frio, chuva, calor, são ciclos da natureza que Deus criou antes da Queda e que portanto não tem razões para abolir.

      Excluir
    2. Lucas os salvos em cristo habitarão na nova jeruzalem que de DEUS desce do céu, e também habitarão na nova terra?

      Excluir
    3. Sim, a nova Jerusalém fica na nova terra.

      Excluir
  96. e 2 coríntios 5:1-9?
    e 2 pedro 3:10?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre 2 Coríntios 5:1-9:

      http://desvendandoalenda.blogspot.com.br/2013/08/partir-e-estar-com-cristo.html

      Sobre o texto de 2 Pedro 3:10 eu não captei o que poderia contradizer este estudo, se puder me esclarecer agradeço.

      Excluir
  97. Lucas,
    Primeiro devo dizer que são muito sólidas suas afirmações. Parabéns!
    Todavia, gostaria, se possível - ainda sobre o tema eternidade dos justos -, que vc observasse Jo 13 v 36 passando ao 14 V 1,2 e 3. Gostaria de um esclarecimento.

    Agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As moradas que Jesus falou se referem à Jerusalém celestial que descerá do céu para a nova terra, para ser a morada eterna dos salvos. Abs!

      Excluir
  98. No caso quando houver a ressurreição dos mortos ,nos vivos iremos ser levados as nuvens para ser julgados e depois retornaremos a nossa terra atual ( para nossas casas )

    ResponderExcluir
  99. Amém, um dia teremos uma vida de paz com Cristo, devemos aguardar pois não sabemos quando isso vai acontecer

    ResponderExcluir

Siga no Facebook

Arquivo do blog

Labels

Blog Archive